Pesquisa Avançada

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Açores: Melhor carpinteiro da Europa dividido entre o sonho de abrir um negócio ou ensinar a arte

Ponta Delgada, 29 Set (Lusa) - A "paixão" e o talento pela carpintaria levaram ao pódio o jovem açoriano Bruno Medeiros, eleito o melhor profissional da Europa, agora dividido entre ensinar o que mais gosta ou abrir o seu negócio.
O jovem carpinteiro da ilha de São Miguel, de 22 anos, conquistou, em Roterdão, na Holanda, a medalha de ouro no primeiro Campeonato Europeu das Profissões (Euroskills), que decorreu de 18 a 20 de Setembro
Na sala de sua casa, Bruno junta agora mais uma medalha a outras distinções já alcançadas, mas esta com um "significado especial", já que recebeu o "ouro" com o sentimento de um atleta olímpico.
"Chamaram o meu nome e depois tive que subir ao pódio, depois de ter defrontado os melhores de cada país nos jogos olímpicos das profissões", disse com orgulho à agência Lusa.
Arrecadou 560 dos 600 pontos em competição, conseguindo concretizar a tempo todas as tarefas, que levaram à criação de "uma porta de dois metros por 75 centímetros, com um arco", após três dias "intensos", com oito países a concurso só na categoria de carpintaria.
"Foram três dias muito duros. Tinha cãibras nas mãos de trabalhar com tanta velocidade", descreveu à Lusa o jovem, agora de regresso a São Miguel e à carpintaria onde trabalha há cinco anos.
Até construir a porta "em tamanho real", Bruno teve que desenhar uma planta, executar a porta no segundo dia e, no terceiro, colocar uma janela basculante.
Disposto a construir carreira de carpinteiro e a viver da sua "paixão", Bruno espera que a medalha de ouro que trouxe da Holanda lhe possa "abrir portas".
"Sempre tive o sonho de abrir o meu próprio negócio. Agora também gostava de ser formador para ensinar aos outros o que sei. O meu futuro é entre estas duas coisas", confessou o jovem carpinteiro.
Com 16 anos, decidiu tirar um curso de formação profissional na Escola de Formação Profissional das Capelas (São Miguel), depois de ter concluído o nono ano.
"Sempre gostei de mexer em madeira. Fazia armações, pregava pregos e construía vedações", contou à Lusa.
Uma paixão que lhe valeu "muitos elogios" dos professores. "Achavam muita graça aos meus trabalhos", disse Bruno Medeiros, que garante ter em casa as miniaturas em madeira que fez na disciplina de Educação Tecnológica.
Desde então, "conjuga" o trabalho que tem na carpintaria com a participação em campeonatos, "incentivado" pelo seu formador.
Mas, as participações exigem treinos de preparação, que podem chegar aos dois meses.
"Em 2003, fiquei em primeiro lugar a nível regional. Nos nacionais obtive uma medalha de ouro", referiu Bruno, que, em 2005, já tinha representado Portugal no Campeonato Mundial das Profissões (Worldskills), em Helsínquia, onde obteve um certificado de excelente.
Talvez por isso, não se intimidou com "as muitas pessoas" que assistiram à competição na Holanda, nem com "a forte concorrência".
"A competição era grande. Sabia que ia defrontar os melhores, mas quando vamos a campeonatos desses é para dar o nosso melhor", sublinhou, admitindo ter ganho "muita experiência" nas provas anteriores.
APE.
Lusa/Fim
Ana Cristina Pereira© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2008-09-29 09:40:02

Nenhum comentário: