Compartilhando a Vida, o Trabalho e o Desejo de um Dia Cada Vez Melhor - "Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos." Nietzsche
Pesquisa Avançada
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Você é um "Workaholic" ou um "Worklover"?
Há alguns anos um amigo estava me falando do quanto o trabalho é essencial para a sua vida e quanto ele se empenha. Estava eufórico e não era para menos, tinha fechado um grande negócio e uma vez que fazia pouco tempo que está na empresa...
- Renato, essa é a minha grande chance! Vou detonar com os caras, a minha promoção tá pintando por aí! disse ele rindo enquanto entrava em seu carro.
Ainda deu tempo de perguntar se estava indo para casa, mas respondeu como lhe tivesse perguntado um absurdo: - Para casa? Tá brincando! Não dá para parar não. É para o escritório e ainda vou terminar o projeto para o próximo cliente!
Senti naquele momento a adrenalina que o trabalho lhe proporcionava. Aquela rotina maluca entre reuniões e viagens era a sua vida. Parecia um atleta ao bater o record mundial e continuar treinando para bater o seu próprio. No entanto, ele não estava ganhando saúde, vivia engolindo comprimidos de aspirina, passando noites acordado porque não conseguia parar de pensar, não conseguia relaxar, tinha de estar planejando o próximo passo, tinha de ficar alerta o tempo todo!
Passou um bom tempo e ao encontrá-lo novamente, eufórico e sempre apressado, lhe perguntei como estava a família que a muito não os via juntos. Ele respondeu: - Sabe, Renato, aquele doida foi embora e levou as crianças. Melhor pra mim, agora além de estar livre posso me entregar de corpo e alma ao trabalho.
- Mas você já não fazia isso? - perguntei.
Ele pensou um pouco e disse: - É verdade! - e saiu rindo.
Casos assim estão repletos nas empresas, principalmente agora que eles tem a desculpa de ter que trabalhar mais por causa da crise mundial. Deixam de lado a saúde, a vida pessoal e social para viver uma corrida desenfreada em busca do sucesso profissional a qualquer custo, como se a vida somente se resumisse a trabalho. Esses são os clássicos Workaholic, profissionais viciados no trabalho, nunca estão satisfeitos consigo mesmos, sempre querem mais...
Mas também existem os Worklover, são amantes do trabalho. O que diferencia um do outro é que o worklover ama o seu trabalho como também a si mesmo e a sua família. Para ele, a paixão e a realização que sente no trabalho está em fazer algo que gosta e o faz da melhor forma possível, pois sabe que do seu sucesso profissional que virá o conforto que tanto deseja para si e sua família.
O worklover é um profissional bem sucedido, mas também, um homem ou uma mulher bem sucedida em todos os demais setores da vida. A principal diferença está no foco e isso, realmente, faz toda a diferença!
Autoria: Renato Salles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário