Pesquisa Avançada

segunda-feira, 16 de junho de 2008

"Irreligion" - Ignorância elevada ao quadrado!



Agora é a vez de um matemático escrever um livro se apregoando ateu! Parece que está virando moda. E a moda pega, porque vende.


Depois do biólogo Richard Dawkins e o jornalista Christopher Hitchens virarem sucesso nas livrarias, John Allen Paulos, professor da Universidade de Temple, na Filadélfia usa a matemática para demonstrar por A + B a inexistência de Deus. Seu livro "Irreligion" ou "Irreligião" foi lançado este ano.
Paulos tem direito de pensar o que quiser e de divulgar seus pensamentos, vivemos numa sociedade com liberdade de expressão, mas o que me incomoda são que pessoas que tiveram uma boa formação religiosa aderirem ao ateísmo achando que é chique, é intelectual não acreditar na existência de Deus!
Acreditar na não existência de um ser superior que criou e dá sentido à Vida é a mesma coisa que supor que da explosão de um supermercado pudesse surgir um bolo de aniversário, todo enfeitado e delicioso, criado ao acaso, da união múltipla e desordenada de vários ingredientes culinários! O ser humano e toda vida existente, a organização e complexidade dos astros evoca imediatamente uma inteligência superior. O acaso simplesmente não existe! A razão da nossa fé não é algo unicamente ligado ao campo das emoções, o mundo espiritual existe e é dirigido por leis muito mais rigorosas que as da matemática ou da física, somente inteligíveis ao homem espiritual, que tem a percepção de Deus.
Sinceramente, acreditar em provas matemáticas para descartar a existência do Criador, é mais do que coisa de ateu, já é coisa de gente à toa!
Dizer que utilizando a matemática e a lógica não se pode provar a existência de Deus, somente confirma a pobreza e limitação dessas ciências que, a meu ver, diante da grandeza de Deus, são apenas instrumentos que utilizamos no nosso dia-a-dia para viabilizar nossa medíocre vida terrena.
Um teólogo também poderia escrever um livro intitulado "Imathematics", porque nem mesmo nosso ilustre matemático John Allen Paulos seria capaz de calcular em quantos metros quadrados consiste o amor de Deus.

Um comentário:

As Muitas Vidas ... disse...

"Ateu bom é ateu calado". Depois de séculos ou milênios em que os não crentes eram torturados, estripados, enforcados, crucificados, esmagados ou queimados, agora o sacrifício deles é bem menor, basta ficarem calados. Se os crentes podem pregar suas superstições religiosas 30 horas por dia, por que os ateus não podem dizer que os livros santos são apenas fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas? A prova de que tais livros são mitológicos é seu próprio conteúdo. E se o Univereso é eterno, ele não precisa de um criador.