Pesquisa Avançada

sábado, 13 de dezembro de 2008

Coach ajuda a desenvolver potencialidades

Existem muitos modelos de coach, incluindo de vida, executivo, em competências, pontual e com programação neurolingüística, mas todos eles podem usar como metodologia uma base científica. Dessa forma, Paul Campbel Dinsmore, consultor e presidente da Dinsmore Associates Consultoria, iniciou sua apresentação no terceiro dia de palestras da ExpoManagement 2007, da HSM.
Depois disso, Dinsmore detalhou que o coaching deve ser iniciado com a definição do sonho, seguido da análise do ambiente, da definição de valores, missão e visão, passando por objetivos e práticas de projetos, até alcançar as metas. “Tudo começa com um sonho. Os projetos também devem ser iniciados a partir disso”, disse.
Coaching por PBC – O consultor usa o modelo Project Based Coaching, desenvolvido em parceria com Monique Cosendey, com quem escreveu
Coaching prático: o caminho para o sucesso (Qualitymark, 2007). De acordo com Dinsmore, esse programa caracteriza-se por reunir técnicas de coaching às práticas de gerenciamento de projetos e propõe uma maneira mais prática de realizar serviços de coaching.
“Se realizamos um projeto dentro do prazo e do orçamento, atendendo à qualidade esperada, acreditamos que temos sucesso. No coaching, agregamos alguns valores, como o escopo, que precisa ser gerenciado. Mais que isso, representamos o universo de conhecimento do gerenciamento do projeto”, ensinou.
Dessa forma, o desenho do projeto seria o de dois quadriláteros sobrepostos. Um deles teria como vértices o custo, o prazo, a qualidade e o escopo; o outro, teria os vértices ocupados com os recursos humanos, a comunicação, os riscos e a contratação e suprimentos.
Visão holística – O foco do coaching deve ser global. Dessa maneira, para um coach obter sucesso na consultoria, ele deve lembrar das três pernas de um banco. Uma delas é o modelo; a outra, a intenção; e a terceira, a determinação. Na perna intenção, Dinsmore disse que os executivos devem planejar tão bem um projeto/sonho de forma que ele pareça realidade. Já a determinação é uma característica que o executivo deve trazer consigo.
Perfil do coach – Para ter sucesso no coaching, é necessário, além da formação - que pode ser conseguida de diversas formas, incluindo cursos universitários e de especialização -, ter características específicas, como gostar de se relacionar com pessoas, ser paciente, flexível, ter segurança, conhecer o funcionamento das organizações, ser curioso e com sede de saber.

Dinsmore ensinou ainda que para escolher um coach, é necessário pesar o resultado desejado, procurar referências, fazer entrevistas pessoais e estudar a formação do profissional. “A formação pode variar, mas é necessário ter muita intuição e empatia”, acentuou.

Por fim, o consultor explicou que existe diferença entre coach e mentor. O mentor é um profissional da própria empresa, cujo foco é passar conhecimento e práticas para o trabalho. O coach é um consultor externo com foco amplo em desenvolvimento. “Resumindo, o espírito do coaching é ajudar os outros a realizarem suas próprias potencialidades”, finalizou.


Fonte: Portal HSM On-line
07/11/2007
http://www.hsm.com.br/index.php?

Nenhum comentário: