Pesquisa Avançada

terça-feira, 21 de julho de 2009

Estudo: chá preto poderia amenizar o estresse

Bebida regula hormônio cortisol e alivia sintomas da doença.
Pesquisadores do University College London (Inglaterra) comprovaram que o chá preto - bebida predileta dos ingleses e de muitos povos árabes - diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse, aliviando os sintomas da doença.
O estudo observou 75 pessoas, que foram divididas em dois grupos. Um grupo tomou o chá, enquanto o outro tomou um placebo cafeinado com sabor semelhante.
Todos os participantes foram submetidos a situações de forte tensão e tiveram o nível de cortisol e a pressão arterial monitorados durante os episódios simulados no próprio laboratório. Cerca de 50 minutos depois do susto, foi verificada a queda de até 47% do nível de cortisol no sangue dos voluntários que haviam ingerido o chá e apenas 20% de redução nas pessoas que consumiram a solução de placebo.
Os cientistas acreditam que o resultado da pesquisa é importante para o tratamento e controle do estresse , pois age diretamente nos hormônios causadores do problema, sem, contudo, necessitar de medicamentos pesados, até então utilizados no tratamento da doença.

AUTORIA:

Esta postagem é uma colaboração da Gazetaweb.com, verifique: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=181149

Nenhum comentário: